Foto: Reprodução

Para que a campanha multivacinação pudesse ocorrer neste sábado (24) no Distrito Federal, foi necessário a interferência direta do governador Rodrigo Rollemberg, através da publicação de um decreto na edição extra do Diário Oficial do DF, nesta sexta-feira (23) após as 18h.

O Agenda Capital tomou conhecimento que servidores da Secretaria de Saúde não iriam participar da campanha, por não acreditar que o GDF honraria o pagamento de horas extras ou folga dobrada referente ao trabalho durante o sábado.

campnhaSomente após a confirmação da publicação do decreto nº 25 por volta das 18h, houve mobilização dos gestores da Secretaria através de grupos de WhatsApp, é que alguns servidores voltaram atrás e decidiram aderir à campanha.

Vale ressaltar, que esta campanha faz parte do calendário do Ministério da Saúde, e todos os governos estaduais e municipais se programam antecipadamente para realização em cada cidade.

Campanha multivacinação-jpgAqui no DF, num “apagão de gestão” por parte da cúpula da Secretaria de Saúde, não se prepararam antecipadamente, e teve que ter a intervenção do governador através da publicação de um decreto, concedendo folga compensatória, a fim de que não ocorresse um vexame maior.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho, “isto reflete a incompetência e o improviso desta gestão, assim como falta de planejamento por parte do secretário de saúde”.

Através de nota, a Secretaria de Saúde se manifestou afirmando que o governador assinou o decreto permitindo folga em dobro e o problema foi sanado.

Campanha de Multivacinação

A Campanha Nacional de Vacinação teve início em 18 de setembro e vai até dia 30 deste mês. Neste sábado (24), Dia D, os postos de vacinação estarão funcionando de 8h às 17h em todo Distrito Federal.

A campanha inclui, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. O esforço de vacinação vai até o dia 30 de setembro.

Para realizar as imunizações, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras das 14 vacinas para os postos de saúde de todo o país. Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização.

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here