Hospital Regional da Samambaia

Por Delmo Menezes

Fatos recorrentes na Secretaria de Saúde do DF, não são mais novidade para ninguém. No hospital regional de Samambaia, segundo informações que o Agenda Capital recebeu com exclusividade, pacientes recém-operados, estão sendo obrigados a usarem escadas, ao sair do centro cirúrgico, devido problemas nos elevadores.

De acordo com uma fonte que preferiu não se identificar, é ordem da direção do hospital de Samambaia, mesmo com as dificuldades de locomoção de pacientes recém-operados, manter o centro cirúrgico funcionando, e transportar pacientes pelas escadas, com ajuda de 04 servidores, que estão recebendo horas extras, para cumprir com esta tarefa.

Nesta segunda-feira (31) uma paciente idosa de 87 anos foi levada nos braços para o centro cirúrgico, devido defeito nos elevadores, o que é contra a dignidade da pessoa humana, valor insculpido na própria constituição, que protege a vida e a dignidade do cidadão amparado pelo Estado.

O Art. 2º  da Lei nº 10.741, diz: “O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”.

O vídeo abaixo mostra outro caso gravíssimo da falta de respeito com o paciente, que foge completamente ao bom senso de quem está a frente da gestão da Secretaria de Saúde do DF. Uma paciente puérpera (mulher que deu à luz há bem pouco tempo), saindo de centro obstétrico e subindo de escada até a enfermaria, num total desrespeito ao ser humano.

Sindmédico se manifesta

O sindicato dos médicos do DF (Sindmédico), através do seu presidente, Gutemberg Fialho, informou ao Agenda Capital, que nos dois casos citados na matéria, a segurança dos pacientes está em risco, e que pode haver desmaio, tontura e as consequências disso, serão lesão, ferimento, fratura, hemorragia, estresse, entre outros. De acordo com Gutemberg, os problemas da Secretaria de Saúde são recorrentes, e o governo nada faz para melhorar a situação de calamidade em que se encontra a saúde pública do DF.

Nota da Secretaria de Saúde do DF

“A direção do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) informa que a manutenção dos elevadores da unidade já está sendo realizada. A previsão é que os equipamentos voltem a funcionar normalmente na terça-feira (1).

Os elevadores deixaram de funcionar nesta segunda-feira (31). Até que sejam consertados, a única maneira de transportar os pacientes, para que não tenham seus procedimentos suspensos, é por meio das escadas”.

Nota do editor

Passou da hora do Ministério Público (que é tão combatente), do senhor governador, das autoridades constituídas, tomarem uma providência urgente em relação a cúpula da Secretaria de Saúde do DF,  e ao descaso com a saúde pública do DF. As pessoas precisam ter um mínimo de dignidade no atendimento que lhe é direito. Neste caso não é falta de recursos financeiros, é falta de respeito com o cidadão que trabalha com muita dificuldade, para pagar seus impostos em dias!

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here