Último treino do Brasil foi realizado em Wembley, palco do amistoso contra a Inglaterra Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Amistoso em Wembley neste sábado (23) marca estreia de Dorival Júnior no comando da equipe; partida começa às 16h e terá transmissão por várias plataformas do Grupo Globo

Por Redação

Com todos os ingressos vendidos em apenas oito horas em novembro, o Brasil enfrentará a Inglaterra no lendário estádio de Wembley, em Londres na tarde deste sábado. O amistoso marca a estreia do técnico Dorival Júnior no comando da seleção. A partida será às 16h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo da Globo, do Sportv e do GE.

Esta será a primeira partida da Amarelinha sob o comando de Dorival Júnior. Contratado em janeiro, ele tem como missão em 2024 a disputa da Copa América e das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 

“Ter a oportunidade de jogar uma partida deste nível, principalmente uma estreia vestindo a camisa da Seleção Brasileira, é natural que tenha um significado especial para todo e qualquer profissional”, disse o treinador.

“Entendo que tem um quê de responsabilidade quando se veste a camisa da seleção, ainda mais em termos de resultados. Temos que manter um quê de sonhador. O quanto sonhamos em defender a Seleção, de poder jogar contra a Inglaterra em Wembley. Esse é o caminho. Muitas vezes a pressão nos faz esquecer as nossas origens, o porquê de estarmos aqui vestindo essa camisa”, completou o lateral Danilo.

Logo na estreia, Dorival vai colocar a Seleção para medir forças com dois adversários europeus, algo raro no calendário de Seleções. Depois da Inglaterra, o Brasil enfrentará a Espanha, na terça-feira (26), em Madri. Os dois adversários foram escolhidos pelo presidente da CBF,  Ednaldo Rodrigues.

Ele negociou pessoalmente com as duas federações há mais de um ano. “A Seleção precisa sempre enfrentar os melhores. Adversários fortes fazem todos crescerem. Esse é o nosso objetivo. Competir sempre no mais alto nível”, disse Ednaldo Rodrigues. O Brasil não enfrentava um time europeu desde a Copa do Mundo de 2022, quando foi eliminada, nos pênaltis, pela Croácia. 

Dorival Júnior durante entrevista coletiva na véspera do amistoso com a Inglaterra
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Históricos confrontos

A Seleção brasileira leva vantagem nos confrontos com os ingleses. O Brasil fará neste sábado o 27º jogo contra os inventores do futebol. Na série de confrontos, a Amarelinha venceu 11 duelos e empatou outras 11. Já os ingleses venceram quatro partidas.  Amarelinha vai tentar a sua terceira vitória neste sábado em Wembley. O confronto contra os ingleses diante do Wembley lotado será o de número 12 entre as duas seleções no histórico estádio, que completou cem anos em 2023.

A primeira partida da Seleção em Wembley aconteceu no dia 9 de maio de 1956. Na ocasião, o Brasil acabou sendo derrotado por 4 a 2. Os gols brasileiros foram marcados por Paulinho e Didi.

A primeira vitória brasileira no estádio só ocorreu em 1981. O time de Telê Santana venceu por 1 a 0. Zico balançou a rede para o Brasil. Em 1995, a Seleção conseguiu outra vitória marcante. Com gols de Ronaldo, Juninho Paulista e Edmundo, a Amarelinha venceu por 3 a 1 e conquistou a Copa Umbro.

Treinador estreia 364 dias após primeiro amistoso pós-Copa do Catar

O ciclo para a Copa de 2026 deveria ter sido iniciado há 364 dias, quando a seleção disputou amistoso contra Marrocos. Mas, a partir daí, foram pouco mais de três meses com Ramon Menezes, técnico da sub-20 e da sub-23 que acumulou o comando interino da principal. Depois, mais seis meses sob a gestão provisória de Fernando Diniz. Só agora, quase um ano depois, é que se pode dizer que a largada será dada. A Era Dorival Júnior tem seu primeiro capítulo, contra a Inglaterra, às 16h, em Wembley, com cara de começo tardio. E a missão de encontrar um time e uma forma de jogar para alcançar os rivais que saíram na frente, como os próprios britânicos.

O clima de começo de ciclo está presente no próprio grupo. Ao todo, são oito convocados pela primeira vez: os goleiros Léo Jardim e Rafael, os zagueiros Fabrício Bruno, Murilo e Beraldo, o meia Pablo Maia e os atacantes Savinho e Galeno. Destes, a dupla de defensores do Flamengo e do PSG deve ser titular.

A escalação deve contar ainda com três que, embora já tenham sido chamados, jogarão pela primeira vez com a Amarelinha: Bento, Wendell e João Gomes. Isso significa que, dos atletas defensivos, o lateral-direito Danilo é o único mais rodado.

—É natural que o futebol seja um conjunto e, neste sentido, teremos muitos jogadores que estarão vestindo a camisa da seleção pela primeira vez. Como comandante, tenho que entender que, mesmo percebendo qualidades em todo o processo, você tem que conviver com o lado que, em 90 minutos, possamos ter momentos importantes e de equilíbrio. E, em outros, podemos ter dificuldades, por esse quesito (inexperiência) e também pela qualidade da equipe adversária — reconheceu Dorival, que sofreu com baixas por lesões em sua lista inicial.

Para além dos novatos e estreantes, há também recomeços. Afastado das convocações desde o ano passado, em decorrência da investigação na Inglaterra por suposto envolvimento em manipulação de apostas (que até agora não avançou), Lucas Paquetá retorna para dar sequência a sua história na seleção. E para retomar um lugar que ninguém conseguiu ocupar.

Até o fim da Copa América, disputada entre junho e julho, Dorival não poderá contar com Neymar, que se recupera da cirurgia no joelho direito. Por isso, este período também será vital para Vinícius Junior e Rodrygo. As idas e vindas no comando da seleção os atrapalharam a buscar o protagonismo que se espera deles neste ciclo — dado o histórico de lesões do camisa 10 do Al-Hilal.

Por isso, os jogos contra Inglaterra e Espanha, terça-feira, também simbolizam uma espécie de recomeço nesta missão à parte da dupla do Real Madrid. Mas Dorival já avisou que não quer a responsabilidade toda sobre eles.

— Não vejo problemas em que assumam protagonismo maior, o que eu quero é uma divisão em tudo isso. Não quero que se concentre em dois ou três nomes o protagonismo ou as obrigações de uma equipe.

Como será a liderança de Vini e Rodrygo, o que acontecerá quando Neymar voltar, como os jogadores reagirão às ideias de Dorival… Não faltam dúvidas sobre o ciclo que se inicia. A única certeza é que não há mais margem para recomeços.

Dorival Júnior e Rodrigo Caetano conversam no centro de treinamento do Arsenal
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Escalações prováveis

Brasil – técnico: Dorival Júnior

O novo comandante da Seleção enfrentou diversos problemas em sua primeira lista de convocados. Além de não poder contar com Alisson, Neymar e outros atletas machucados, ele perdeu cinco convocados por lesão: o goleiro Ederson, a dupla de zaga titular, formada por Gabriel Magalhães e Marquinhos, o volante Casemiro, e o atacante Gabriel Martinelli.

Com tantas baixas, Dorival armou uma equipe com cinco estreantes: o goleiro Bento, os zagueiros Beraldo e Fabrício Bruno, o lateral Wendell e o meio-campista João Gomes.

Danilo será o capitão do Brasil nesta tarde.

Provável escalação: Bento, Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Vini Jr, Rodrygo e Raphinha.

Inglaterra – técnico: Gareth Southgate

Os ingleses também têm desfalques importantes. O capitão Harry Kane, atacante do Bayern de Munique, continua tratando lesão no tornozelo foi descartado da partida pelo técnico Southgate, assim como Henderson, volante ex-Liverpool e no Ajax atualmente.

Além disso, os ingleses perderam Saka, atacante do Arsenal, cortado na quinta, dias depois de se apresentar com um problema no joelho. Para o lugar dele foi chamado o jovem Mainoo, de 18 anos, do Manchester United.

Outros nomes de peso da seleção inglesa já tinham ficado fora da convocação devido a lesões, como os laterais Alexander-Arnold, do Liverpool, e Trippier, do Newcastle, e o zagueiro Reece James, do Chelsea.

Provável escalação: Pickford; Walker, Stones, Maguire e Chilwell; Rice, Gallagher e Bellingham; Foden, Rashford e Watkins.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital / GE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here