Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (07) no plenário da Câmara Legislativa do DF, o desembargador e jurista, Dr. Getúlio de Moraes Oliveira, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília.

O proponente da outorga deste título foi do ex-deputado Washington Mesquita, no ano de 2011, em conformidade com o artigo 60, inciso 41 da Lei Orgânica do Distrito Federal.

Estavam presentes na sessão, desembargadores, juízes de direito,  o governador Rodrigo Rollemberg, o ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio, o bispo Robson Rodovalho, os deputados Raimundo Ribeiro, Telma Rufino, Liliane Roriz, Rodrigo Delmasso, além da presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputada Celina Leão.

No início de sua fala, o governador Rollemberg citou novamente trechos do seu primeiro discurso na CLDF: “eu disse que só um parto por Brasília, poderia tirar a cidade da imensa dificuldade que se encontrava, para que pudesse voltar à normalidade”.

De acordo com Rollemberg, a homenagem é mais que merecida. “Percebemos em Getúlio características de alguém vocacionado e sensível. É uma honra para Brasília ter um cidadão como esse”, definiu. O chefe do Executivo aproveitou para agradecer ao desembargador pelo trabalho no TJDFT e reconheceu a importância do órgão na democratização da justiça.

O distrital Raimundo Ribeiro, que é servidor aposentado da Advocacia Geral da União (AGU), e é considerado pelos seus pares, um excelente orador, no seu discurso, falou do momento difícil que o país atravessa, e citou um trecho do hino nacional Brasileiro: “Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta”.

Mineiro de Monte Carmelo, Getúlio Oliveira nasceu em 1951 e está em Brasília desde 1980. Pelo Tribunal de Justiça do DF, trabalhou como juiz nas varas de Fazenda Pública, de Acidentes do Trabalho e de Família, Órfãos e Sucessões. Em 1992, foi designado desembargador e, de 2002 a 2004, atuou como corregedor de Justiça. Foi vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal de 2006 a 2008. É presidente do TJDFT desde 2014 e passou a compor a comissão executiva do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais brasileiros em novembro.

Compuseram a mesa da sessão solene a presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PPS), a vice-presidente da casa, deputada Liliane Roriz (PTB), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios, Leonardo Bessa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, e o autor da proposta de concessão do título, ex-deputado Washington Mesquita.

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here