Foto: FENAM

Por Redação

Brasília sediou nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), a Reunião Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) foi  representada pelo diretor de Formação Profissional Residência Médica e Ed. Permanente, Dr. José Antônio A. Romano, e pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares, Dr. Adhemar Figueiredo.


De acordo com o diretor da FENAM, Dr. Romano, “a última reunião do ano foi muito importante e produtiva, pois as entidades conquistaram a aprovação da matriz de competência da Medicina de Família e Comunidade, fora outras importantes questões como o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Tivemos ainda a participação massiva das Comissões Estaduais e dos conselheiros da Comissão Nacional. Foi um ano repleto de conquistas e a FENAM esteve presente neste momento histórico, onde estamos conseguindo aprovar as matrizes de competência por especialidade junto com as sociedades de especialidade”, comemorou.

Para Daniel Knupp Augusto, que é Médico de Família e Comunidade  e Secretário  Geral da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), a aprovação da matriz é um grande passo para a consolidação da Atenção Primária no país. “Com essa nova matriz será possível pautar a formação de médicos de família e comunidade,  com as competências necessárias para oferecer nos serviços de atenção primária um cuidado de alto valor, resolutivo e centrado nas necessidades das pessoas”, disse.

Daniel disse ainda, que a delimitação de competências para o profissional da Atenção Primária, o médico de família e comunidade, abre um campo para que as competências dos especialistas que atuam em outros locais do sistema de saúde possam ser delimitadas também.

Da Redação com informações da FENAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here