Por Edivan da Silva*
Você sabe quais são as suas competências e quais delas são necessárias nas novas organizações? Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas hoje precisam de profissionais que se diferenciem dos demais e que se destaquem. Precisam de profissionais flexíveis, adaptáveis, que saibam trabalhar em time, organizados e que agreguem valor ao patrimônio de conhecimentos que a empresa possui.
Competência é um conjunto de Conhecimento, Habilidades e Atitudes, que podem ser inatos ou desenvolvidos. Para saber qual competência você deve possuir, você pode pensar no resultado que deseja atingir e, a partir disso, pensar quais atitudes deve tomar, quais habilidades precisa ter para conseguir realizá-las e quais conhecimentos precisa adquirir ou potencializar.
Nesse sentido, estão reunidas 10 competências que serão exigidas pelo ambiente corporativo nos próximos anos:
1 – Resolução de problemas complexos: é a capacidade de percepção e criação de estratégias efetivas para resolver situações novas, sempre pensando na obtenção de uma resposta consistente e eficiente;
2 – Pensamento crítico: olhar para uma mesma questão, sob diferentes perspectivas;
3 – Criatividade: ter novas ideias, criar coisas novas;
4 – Gestão de pessoas: capacidade de criar um ambiente engajador e de encontrar a pessoa certa para o cargo certo;
5 – Coordenar-se com outros: capacidade de coordenar as próprias ações, mas de acordo com as ações das outras pessoas. Essa competência é mais exigida para gestores e líderes;
6 – Inteligência emocional: habilidade de reconhecer e usar suas emoções de forma positiva e construtiva, tendo autopercepção, autocontrole e automotivação, e reconhecer o estado de emoção das outras pessoas, tendo empatia e práticas sociais;
7 – Capacidade de julgamento e tomada de decisão: capacidade de analisar dados e o ambiente, para, a partir disso, tomar decisões;
8 – Orientação para o servir: é uma competência importante quando pensamos em trabalhar em equipe, facilitando o trabalho de ambos;
9 – Negociação: capacidade importante em todas as áreas, para negociar tempo, prazos, entre outros;
10 – Flexibilidade cognitiva: capacidade de combinar ou agrupar informações diferentes, pensando em diferentes estratégias para chegar a um objetivo.
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*Edivan da Silva – Contador, Economista e Administrador. Especialista em Processos Organizacionais, Planejamento Estratégico e Plano de Negócios. Mestre em Contabilidade e Professor Universitário. Consultor Empresarial com implantação de indicadores de alta performance. Palestrante.