Por Redação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A homenagem, proposta pelo deputado distrital Robério Negreiros (PSD), acontecerá no plenário da Casa, nesta terça-feira (23), às 19h, e também será transmitida pela TV Câmara Distrital (canal 9.3 e YouTube).

“Sempre fiz questão de levantar a bandeira da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência”, afirma o parlamentar. “Será um enorme prazer presidir esse evento para que possamos celebrar as conquistas alcançadas nessa trajetória de luta e solidariedade”, complementa.

Negreiros tem como uma de suas principais bandeiras a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O distrital é autor de 13 leis voltadas a esse segmento da população. Dentre as mais recentes estão a Lei 7.227/23, que facilita a profissionalização e reinserção no mercado de trabalho de pais ou responsáveis legais por pessoas com deficiência em caso de falecimento destas; e a lei 7.127/22, que instituiu a criação do Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas, cujos equipamentos serão obtidos por meio de doações. 

Foram convidados para a sessão solene secretária de Saúde, Lucilene Florêncio; a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra; o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio dos Santos; o presidente do Instituto Hospital de Base, Juracy Cavalcante; o presidente da OAB-DF, Délio Lins; a pró-reitora acadêmica da Universidade Católica, Adriana Pelizzari; a presidente da União de Mães Especiais (UME), Danilis Costa; a presidente da Associação de Musicoterapia do DF, Ângela Fajardo; a dentista especialista em pessoas com deficiência, Andrea Aquino Marsiglio; a pediatra médica da Endoscopia Respiratória do Hospital de Base e responsável pelo ambulatório de traqueostomizados SES/DF, Dra. Alessandra Camargo; e a advogada especialista em defesa dos interesses das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, Dra. Janaina Doles.

Sobre a data

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 a 27 de agosto, foi instituída pela Lei 13.585/17. As comemorações visam ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social, de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Com Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here