Fat Bikes em Amsterdam, capital da Holanda.

As bicicletas elétricas com pneus largos são especialmente populares entre jovens e adolescentes em Amsterdam e outras cidades da Holanda

Por Delmo Menezes

Amsterdam A Holanda, conhecida por sua cultura ciclista, está prestes a implementar novas regras para um tipo específico de bicicleta elétrica: a “fat bike”. A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que estabelece uma idade mínima de 14 anos para conduzir essas bicicletas e torna o uso de capacete obrigatório.

As “fat bikes”, caracterizadas por seus pneus largos e grossos, ganharam popularidade nos últimos anos, mas também têm sido alvo de críticas devido ao seu uso por jovens e a ocorrência de muitos acidentes.

As chamadas ‘Fat Bikes’ invadiram as ciclovias das principais cidades da Holanda. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

A proposta, com apoio dos partidos PVV, VVD e do NSC, encontra-se agora nas mãos do Ministro da Infraestrutura e Gestão de Água, Barry Madlener, que se mostrou disposto a implementar as medidas. No entanto, ele destacou que um dos desafios será fazer uma distinção jurídica clara entre as fat bikes e outras bicicletas elétricas, o que pode atrasar a introdução das novas regras.

Fat Bikes em Amsterdam. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

A implementação dessas medidas reforça o compromisso da Holanda em promover a segurança no ciclismo, mesmo em um país onde a bicicleta é um meio de transporte popular e integrado à vida cotidiana.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here