Eliana, Rollemberg, Fraga, Rosso e Ibaneis. Foto: Reprodução

Pesquisa encomendada pelo Correio e realizada pelo Instituto Opinião Política mostra que o candidato Ibaneis Rocha alcançou a segunda colocação na disputa pelo GDF. Eliana Pedrosa segue na liderança, mas caiu 2 pontos percentuais

Por Redação

O candidato do MDB ao Governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou a trajetória ascendente e chegou ao segundo lugar da disputa, empatado tecnicamente com a líder do levantamento encomendado pelo Correio Braziliense e realizado pelo Instituto Opinião Política, Eliana Pedrosa (Pros). De acordo com a pesquisa, se a eleição fosse nesta quarta-feira (26/9), a ex-distrital teria 17% dos votos e Ibaneis, 16,1%. Na pesquisa espontânea, o emedebista aparece como líder entre os candidatos ao Palácio do Buriti.

Pela primeira vez, um levantamento testou cenários de segundo turno com o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB/DF). A sondagem aponta que o candidato do MDB fica à frente dos quatro principais concorrentes. Na estimulada, o deputado Alberto Fraga (DEM) tem 13,5% das intenções de voto, seguido por Rodrigo Rollemberg (PSB), com 10,5% das menções dos entrevistados, e por Rogério Rosso (PSD), com 8,4%.

A pesquisa que foi realizada entre 21 e 24 de setembro — antes da condenação judicial de Fraga a quatro anos e dois meses de prisão em regime semiaberto, por exigir propina de uma cooperativa de transportes —  está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a identificação DF-02181/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como BR-00927/2018. Para a amostra de 1.194 entrevistas, a margem de erro estimada foi de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Depois de apresentar forte crescimento nas primeiras pesquisas, Eliana Pedrosa teve queda de intenções de voto no levantamento mais recente. A ex-deputada distrital, que tem como vice o ex-presidente da Câmara Legislativa Alírio Neto (PTB), registrou 12,1% das citações na primeira sondagem. Ela subiu para 19,1% na pesquisa seguinte e, agora, caiu para 17,0%. Ibaneis Rocha, que largou com 1,4% das intenções de voto, saltou para 7,0% na pesquisa concluída em 11 de setembro e, hoje, aparece com 16,1%. O vice da chapa encabeçada pelo emedebista é o presidente do Avante, Paco Brito.

O deputado federal Alberto Fraga tinha 8,4% na primeira pesquisa e saltou para 13,2% em 11 de setembro. Nas últimas duas semanas, o desempenho do parlamentar estabilizou e, agora, ele aparece com 13,5% das intenções de voto. O governador e candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), que tinha uma trajetória estável, começou a apresentar queda. O chefe do Executivo contava com 12,3% das intenções de voto no início da campanha eleitoral. Em 11 de agosto, Rollemberg apareceu com 12,1% e, agora, caiu para 10,5%. O candidato do PSB tem como vice o ex-secretário do Meio Ambiente Eduardo Brandão, do PV.

Campanha

Rogério Rosso (PSD), deputado federal licenciado, que cresceu entre as duas primeiras sondagens, agora apresentou queda. O parlamentar tinha 8,5% na largada da corrida eleitoral, passou para 10,1% na sondagem realizada em 11 de setembro e, hoje, conta com 8,4% das menções dos eleitores do Distrito Federal. Rosso tem como vice Egmar Tavares (PRB).

Alexandre Guerra (Novo) foi de 3,8% a 3,0% e, agora, registrou 4,0% das citações dos entrevistados pelo Instituto Opinião Política. Júlio Miragaya (PT) aparece na sétima colocação. O representante petista largou com 3,0%, manteve o percentual na segunda pesquisa e, na sondagem mais recente, cresceu para 3,9%. Com o apoio de Jair Bolsonaro, Paulo Chagas (PRP) conseguiu dobrar as intenções de votos entre 15 de agosto e 25 de setembro. O general tinha 1,8% no início da campanha, passou para 2,5% e chegou a 3,6%. Fátima Sousa (PSol) tem hoje 1,6%; Renan Rosa (PCO) conta com 2% das menções; e Antônio Guillen (PSTU), 0,1%.

Da Redação com informações do Correio

2 COMENTÁRIOS

  1. ESTA NITIDO QUE IBANEIS ESTA MANIPULANDO A ELEIÇÃO COMPRANDO VOTO E FORJANDO FALSAS ACUSAÇÕES CONTRA SEUS ADVERSARIOS, OU SEJA, JOGO SUJO… ABARAM OS OLHOS NA HORA DE VOTAR NAO SE DEIXE ENGANAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here