Foto: Ricardo Stuckert e Agência Brasil.

Lula tem 46,9% e Bolsonaro 44,9%. Diferença entre Lula e Bolsonaro reduziu-se ao longo dos últimos estudos chegando a menor diferença com apenas 3 pontos de distância. Considerada a margem de erro, estudo aponta empate

Por Redação

A última pesquisa CNT de Opinião, realizada pelo Instituto MDA e encomendada pela Confederação Nacional do Transporte e divulgada neste sábado (29/10), na véspera das eleições, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46,9% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, com 44,9%. Considerando apenas os votos válidos, Lula aparece com 51,1% e Jair Bolsonaro com 48,9%.

Analisando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o estudo indica indefinição nesta disputa de segundo turno com empate técnico entre os candidatos apesar da vantagem numérica do ex-presidente.

Ao longo dos estudos anteriores do Instituto, a diferença entre os candidatos foi diminuindo em cada medição chegando a indefinição medida nesta última pesquisa.

Os eleitores que se declaram ainda indecisos foi de 4,6%, enquanto 5,8% apontam que pretendem votar em branco, anular ou não votar neste domingo.

O índice de rejeição de Bolsonaro caiu e o de Lula aumentou, com ambos atingindo o mesmo patamar (47,2% contra 47,3%, respectivamente).

A escolha do candidato é considerada definitiva por 96,2% dos eleitores de Bolsonaro contra 94,0% dos de Lula, indicando a grande definição do voto até a última sexta-feira antes da eleição.

A pesquisa realizada entre esta quarta-feira (26/10) e a sexta-feira (28/10), escutou 2.002 eleitores em todo o país, com entrevistas realizadas de forma presencial, face-a-face. O estudo estabelece uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e considera um grau de confiança de 95%.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores de 26 a 28 de outubro de 2022. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. Está registrada no TSE sob o número BR 01820/2022.

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Da Redação do Agenda Capital/CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here