O local do velório de Eurides Brito ainda não foi marcado
Por Delmo Menezes
Faleceu nesta segunda-feira (3/2), aos 87 anos, a ex-deputada federal e distrital Eurides Brito. A ex-parlamentar estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, no Gama, e lutava há anos contra o Alzheimer, doença neurodegenerativa que provoca a perda progressiva de células nervosas no cérebro.
O velório de Eurides Brito está marcado para ocorrer a partir das 19h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), onde amigos, familiares e admiradores poderão prestar suas últimas homenagens.
Trajetória na Educação e na Política
Natural de Capanema, no Pará, Eurides Brito teve uma carreira marcada pelo compromisso com a educação e pela atuação política de destaque no Distrito Federal. Formada em pedagogia, história e geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou sua vida pública como educadora e rapidamente ascendeu a cargos de liderança na área.
No Pará, foi diretora do Instituto Grão-Pará e secretária de Educação no governo de Jarbas Passarinho. Em nível federal, dirigiu o Departamento de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC) e fez parte do Conselho Nacional de Educação.
Nos anos 1970, tornou-se professora da Universidade de Brasília (UnB), onde também atuou como vice-diretora da Faculdade de Educação (FE). No Distrito Federal, foi secretária de Educação em diferentes gestões governamentais, contribuindo para o desenvolvimento das políticas educacionais da capital.
Carreira Parlamentar
A atuação política de Eurides Brito a levou a conquistar mandatos tanto na esfera federal quanto na distrital. Foi eleita deputada federal pelo Distrito Federal para o mandato de 1991 a 1993 e posteriormente exerceu dois mandatos na Câmara Legislativa do DF, entre 1999 e 2007. Durante sua trajetória, se consolidou como uma figura influente no cenário político local.
Com a sua partida, Brasília perde uma personagem histórica que deixou sua marca na educação e na política do Distrito Federal.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital