Foto: Getúlio Romão.

Mais de 93% da obra já está concluída.

Por Delmo Menezes

Considerada a maior obra viária do Brasil, o Túnel de Taguatinga Rei Pelé entra na fase de conclusão. A grandiosidade do Túnel de Taguatinga não se reflete apenas nos números da construção. A missão da maior obra viária do Distrito Federal também é imponente: repaginar a cidade e resolver o problema de trânsito da região.

De acordo com o administrador regional de Taguatinga, bispo Renato Andrade, o Túnel de Taguatinga é um importante ponto de ligação para várias cidades como: Ceilândia, Samambaia, Águas Lindas, Recanto das Emas e outras.

Túnel de Taguatinga Rei Pelé. Foto: Mateus Argôlo.

“Isso aqui representa o reaquecimento da economia, a revitalização da cidade que em abril completa 65 anos, a atração de novos investimentos, e a volta do crescimento de Taguatinga. O centro da cidade ficou quase dois anos aguardando este momento. Além da obra do Túnel, nós temos a requalificação da Praça do Relógio, da Avenida Samdu Norte e Sul. Estamos hoje com o Drenar Taguatinga, uma obra de 58 milhões de reais, pronto para nossa cidade. Então, são várias grandes obras, e inúmeras pequenas obras, que o governo Ibaneis e a governadoria em exercício Celina está trazendo para nossa cidade. Então Taguatinga ao final desse ano de 2023 será uma cidade modernizada”,disse Renato Andrade.

Veja os números do Túnel de Taguatinga Rei Pelé

  • Investimento: 275 milhões de reais
  • 137 mil veículos passarão pelo túnel diariamente
  • 1010 metros, extensão total do túnel, sendo 830 metros cobertos
  • 353 mil 2190 m3 de terra foram retirados para a escavação do túnel
  • 7 milhões 179 mil e 747 Kg de aço reforçam a estrutura da obra
  • 79 mil e 824 m3 de concreto foram utilizados até agora na obra
  • 1.246 refletores de LED vão iluminar a passagem coberta
  • 52 ventiladores compõem o sistema de exaustão do túnel
  • 332 luminárias de emergência vão iluminar o percurso, em caso de que de energia
  • 14.960 m2 de pavimento rígido revestirão o Boulevard
  • 8 mil metros lineares de meios-fios serão instalados no piso superior do túnel.
Fotos e imagens: Mateus Argôlo e Guilherme Argôlo.

Depois de concluído, o Túnel de Taguatinga terá 03 pistas de rolamento nos dois sentidos. O túnel 1, chamado de Norte, vai direto para Ceilândia sem interrupção. O túnel 2 chamado de Sul, vem da Ceilândia em direção ao Plano Piloto. Cada túnel terá sinalização horizontal e vertical.

O GDF não informa mais quando as obras serão concluídas. Mais de 93% da obra já está concluída. A previsão dos técnicos é que a inauguração não sairá antes de 31 de julho de 2023.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here