Palácio do Buriti, sede do governo do DF. Foto: Reprodução

Por Delmo Menezes

A boa relação entre o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o vice Paco Britto (Avante), tem demonstrado que a união faz a força. Os dois têm em comum a força do trabalho que nos sete meses de gestão, tem gerado avanços positivos para o Distrito Federal. Claro que as cobranças por parte da população e os olhos atentos da imprensa sempre virão, pois isso faz parte da democracia, ao menos é o que se espera aqui no DF.

Algumas áreas do governo no entanto, precisam avançar com mais rapidez como é o caso da Segurança, Mobilidade e Saúde. A população reconhece o esforço do governo em trazer melhorias para a Saúde, porém é importante cortar o mal pela raiz, separando as “maçãs podres” antes que contamine todo o cesto.

Além disso, algumas Administrações Regionais estão totalmente paradas pela burocracia imposta. É necessário dar agilidade aos processos que geram emprego e renda a população, principalmente em época de crise e desemprego.  Dentro da legalidade, o gestor não pode atrapalhar a vida daqueles que contribuem para a geração de emprego.

Por outro lado, o administrador regional não deve ser apenas um mensageiro do governo junto à Novacap e outros órgãos públicos. As Administrações Regionais precisam ter autonomia e seus gestores serem capacitados para poderem administrar as cidades. Aquele que está no cargo apenas pelo salário, precisa ser trocado. O governo precisa de gestores que tenham capacidade de tirar “água da pedra”, que tenham projetos viáveis que possam gerar impacto positivo para a sociedade.

A primeira impressão que temos, é que qualquer assessor mais graduado do Palácio do Buriti, acha que tem o direito de ficar dando ordens para o Administrador Regional falando em nome de “fulano, ciclano” e em busca de cargos para seus apadrinhados políticos. Isto tem que acabar!

O governador Ibaneis tem demonstrado que não vai se curvar diante de pressões políticas, principalmente daqueles que nem sequer mandato possui. Uma coisa, é um bom relacionamento com a Câmara Legislativa, outra coisa é cada um ficar dentro do seu quadrado e fazer seu dever de casa.

A população, e todos nós torcemos para que este governo dê certo. O DF tem todas as condições de voltar a ter a melhor qualidade de vida desse país, e isso nós acreditamos.

Yes, we can”!

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here