Foto: ICTDF/Divulgação

“O “Celebrando a Vida” é um importante espaço de conscientização sobre a doação de órgãos, celebrando não apenas a vida, mas também a solidariedade e a esperança que transformam realidades”, pontua o 1º Interventor do ICTDF, Marcus Costa.

Por Redação

Em um emocionante culto ecumênico realizado na manhã desta sexta-feira (4), o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) encerrou as atividades do “Setembro Verde”, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos. A 9ª edição do evento “Celebrando a Vida” reuniu pacientes, familiares e profissionais de saúde em um momento de gratidão, fé e esperança, reforçando a importância da solidariedade e do trabalho em equipe para salvar vidas.

O evento, marcado por louvores, orações e homenagens, celebrou a jornada de recuperação de pacientes transplantados e destacou o papel fundamental da família e dos profissionais nesse processo. O pastor Jacó Borges, transplantado de fígado, emocionou a todos ao compartilhar sua experiência e ressaltar a importância da fé e do apoio emocional para superar os desafios do pós-transplante.

O culto ecumênico de louvor e adoração foi um dos momentos emocionantes da 9ª edição do Celebrando a Vida.Foto: ICTDF/Divulgação

A diretora da Central Estadual de Transplantes do DF, Gabriella Ribeiro Christmann, enfatizou a relevância do trabalho conjunto em prol da doação de órgãos e destacou o compromisso do ICTDF em transformar a realidade de muitas pessoas. “Cada gesto de amor e solidariedade é um passo importante nessa jornada”, afirmou.

O gerente geral de assistência do ICTDF, André Watanabe, coordenador do transplante hepático, expressou sua alegria pelos resultados alcançados e ressaltou o compromisso da instituição com a saúde e a recuperação de seus pacientes. “Cada transplante representa uma nova história, uma nova oportunidade de vida”, comentou.

Foto: ICTDF/Divulgação

Marcus Costa, 1º interventor do ICTDF, que também representou a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) nos transplantes. “Estamos aqui para reafirmar que o SUS é um pilar fundamental, garantindo que a assistência chegue a todos que necessitam. O sucesso de nosso programa de transplantes é resultado do trabalho colaborativo entre os profissionais de saúde e a sociedade, que se unem em prol da vida”, afirmou, reforçando a importância da solidariedade.

O “Celebrando a Vida” é um importante espaço de conscientização sobre a doação de órgãos, celebrando não apenas a vida, mas também a solidariedade e a esperança que transformam realidades, encerrando com chave de ouro as atividades do Setembro Verde no ICTDF”, finalizou Marcus Costa.

“O ‘Celebrando a Vida’ reafirma-se como um importante espaço de conscientização sobre a doação de órgãos, celebrando não apenas a vida, mas também a solidariedade e a esperança que transformam realidades”, ressaltou o 1º Interventor do ICTDF, Dr. Marcus Costa. Foto: ICTDF/Divulgação.

A alta do paciente Waldemar Francisco Macedo, transplantado cardíaco, foi um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. A homenagem ao cardiologista Marcelo Botelho, responsável pelo tratamento de Waldemar, evidenciou a dedicação dos profissionais de saúde em prol da vida.

O evento também contou com a presença do secretário executivo da Frente Parlamentar Distrital em Defesa dos Direitos das Pessoas pré e pós-transplantadas, Augusto Bravo; de representantes do Instituto Brasileiro de Transplantados (IBTx) e teve o apoio do Hospital das Forças Armadas (HFA), do laboratório EMS, que forneceu o lanche, e das senhoras Zilá e Suzana, que doaram o bolo servido.

Foto: ICTDF/Divulgação.

O “Celebrando a Vida” reafirmou-se como um evento fundamental para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e celebrar a vida. A união de pacientes, familiares, profissionais de saúde e instituições demonstra que, juntos, podemos transformar realidades e construir um futuro mais esperançoso.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here