São Lucas, padroeiro dos Médicos. 18 de Outubro, dia de São Lucas, o Médico dos Médicos. 

Por Dr. Cid Carvalhaes

Ainda pré-adolescente acendia em mim a determinação de ser Médico. Faz 53 anos que exerço este sublime mister. Questiono sempre o que é ser Médico. Neste mais de meio século profundas mudanças técnicas ocorreram. Pode-se afirmar, verdadeira revolução técnica. 

As práticas dos anos 60/70 do século passado são obsoletas. Médicos mais jovens as desconhecem. Ocorreram mudanças  das maiores relevâncias. Admite-se hoje, creio ser grande exagero, ter a tecnologia capacidade para realizar diagnósticos precisos e rápidos, propositura de planejamentos terapêuticos, consultas por telemedicina, cirurgias robóticas, além de tantos outros mecanismos à disposição dos profissionais. Todo progresso deve ser aplaudido. Seja bem vindo. Temos muito a refletir. 

O ser humano não é uma máquina a ser reparada, valer-se de peças de reposição produzidas em impressoras 3D e assemelhadas. O ser humano tem sentimentos. A doença fragiliza, aflora sensibilidade, cria temores, provoca inseguranças. Acima de tudo, entendo como ser MÉDICO receber, acolher, amparar, compreender, consolar, transmitir tranquilidade, estimular confiança, alimentar esperanças para com os enfermos. 

Agir com HUMANISMO, ser solidário com o doente e seus coabitantes. As pessoas adoecem fisicamente sós, porém, emocionalmente contaminam muitas e muitas pessoas. Nada mais, senão, dimensão da família, amigos, intersecção social. A tecnologia é essencial, porém, bem mais que ela, agregação, acolhimento, afeto, carinho exercem grande poder de possível cura. 

Sendo impossível atingi-la, vamos confortar sempre. Assim, seremos verdadeiros Médicos. Parabéns a nós Médicos. Somos merecedores.

*Dr. Cid Carvalhaes – Médico neurocirurgião, advogado e escritor. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here