Instituto Hospital de Base do DF. Foto: reprodução

Deputados foram procurados pelo GDF para ouvir proposta sobre autonomia administrativa e financeira do HBDF. Medida seria alternativa a OSs

Por Suzano Almeida

Sem conseguir convencer os deputados distritais de que a possível solução para o caos vivido nos hospitais públicos do Distrito Federal é a implantação de Organizações Sociais (OSs) nas unidades de saúde, o Palácio do Buriti prepara uma nova investida. Deputados distritais têm sido consultados por membros do Executivo que querem transformar o Hospital de Base em instituto, com autonomia própria para gerir seus recursos e até para a contratação de pessoal.

A proposta ainda está em fase embrionária, já que não há sequer um projeto-base pronto. Entretanto, ao procurar os parlamentares, o GDF pretende observar a receptividade da sugestão. O temor do Executivo é sofrer nova derrota no plenário da Câmara Legislativa, onde viu suas intenções em relação às OSs ruírem.

O instituto funcionaria nos moldes da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs), gerido por um conselho próprio que seria presidido pelo secretário de Saúde — cargo ocupado hoje pelo médico e advogado Humberto Fonseca.

O conselho do futuro Instituto Hospital de Base de Brasília (IHBB) — como foi apresentado a um deputado — teria recursos próprios que manteriam a estrutura. Os servidores de carreira, por sua vez, poderiam optar por continuar na unidade ou pedir transferência para outras, em regionais diferentes ou próximo a suas residências. Porém, outros servidores não poderiam pedir para integrar o IHBB nem os servidores que saírem poderão pedir para retornar.

Concurso
Para preencher os cargos, de acordo com um distrital governista, seria feito um concurso simplificado, para contratar funcionários com carteira assinada, e não servidores estatutários.

A informação ainda caminha nos bastidores, mas já é confirmada pelo líder do governo na Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Podemos). “Se esse projeto vier a acontecer, tenho certeza de que será uma grande saída para transformar de fato o Hospital de Base num hospital de excelência.”

Entidades veem nova tentativa de terceirização

Gutemberg FialhoSe, por um lado, governistas apoiam a proposta do GDF, o mesmo não ocorre por parte das entidades representativas. O presidente do Sindicato dos Médicos, Gutemberg Fialho, acredita que seja uma tentativa de terceirizar a saúde.

O governo diz que não vai mais implantar as OSs nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mas vem de forma rasteira e quer privatizar o Hospital de Base. Trata-se de uma agressão ao servidor. Não existe essa opção de trabalhar em outro lugar, pois a maioria está lá há muitos anos”

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que está, “desde 2016, estudando modelos para descentralizar e garantir autonomia ao HBDF, em cumprimento à decisão do Conselho de Saúde do Distrito Federal e do plano de regionalização da saúde”. Apesar de admitir a tentativa de mudar o modelo de gestão do hospital, a pasta disse que “o formato a ser proposto ainda não foi fechado”.

Da Redação com informações do Metrópoles

2 COMENTÁRIOS

  1. As entidades tem q fazer conversas articuladas junto a cl para realizar audiências publicas sobre o assunto e levar o conhecimento da população de cada local para q a sociedade possa manifestar sua opniao e protestar se for o caso. Penso q os profissionais de saúde junto as entidades e conselhos tem q protagonizar essa questão de forma incisiva e rápida.

  2. Esse governo é mesmo sem vergonha!
    Transformando os postinhos em pequenas emergências (Postos de Saúde), e o hospital grande (Hospital de Base) em um novo hospital modelo, mas que na verdade é mais um a selecionar os atendimentos… Instituto que com certeza vai atender de forma seleta, como acontece com a Rede Sarah e o Hospital da Criança, que apesar de serem tidos como sendo exemplares em suas propagandas, têm longas filas de espera e são hospitais de muito difícil acesso (Não atendem emergências)… O cidadão humilde, a sociedade menos favorecida, os que não conseguirem ser escolhidos para se tratar no “INSTITUTO”, ficarão doentes e a deriva, nos postinhos transformados em pequenas emergências! É botar o povo para morrer no cantinho! Não é bem o modelo de OS’s (Organizações Sociais), mas é algo subliminarmente bem parecido! Tipo o que fizeram nos grandes hospitais de Goiânia, que servem de modelo nas propagandas de televisão, mas não atendem mais a população que fica tumultuada doente nos tais CAIS (Centros de Assistência Integrada a Saúde): São só mentiras e propagandas falsas!
    Sei não vi, mas acho que tem o dedo daquele cara do CSDF… Aquele, que todos da saúde sabem que é bem espertinho, que fala bonito pra caramba, mas tem mais a ver com o Dick Vigarista! Esse é cheio de malandragem!
    Esse governo é completamente mal intencionado, e com alguns comparsas que se disfarçam de defensores da saúde, em articulações ardilosas, negligenciam a saúde da sociedade e de qualquer forma bolam esquemas em que o dinheiro público possa vir a ser desviado… Só o povo sendo muito burro para acreditar nisso, a não ser que transformem o Hospital de Base em um instituto que em suas regras e idealizações fiquem estipulados de maneira bem clara, a obrigatoriedade de atender de forma aberta, sem seleção de todo e qualquer cidadão: Eu duvido!
    Cambada de sem vergonhas, e nem se importam se tem gente doente morrendo a mingua!
    Bando de safados!
    #nojo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here