Ex-senador José Antonio Reguffe. Foto: reprodução.

“Não existe partido perfeito, mas precisamos urgentemente criar uma alternativa para o país fora dessa polarização”, afirmou Reguffe

Por Delmo Menezes

O ex-senador José Antonio Reguffe, que está sem filiação partidária desde 2022, anunciou sua decisão de se filiar ao partido Solidariedade. Conhecido por sua trajetória política marcante e por sua defesa de uma política menos polarizada, Reguffe é o autor do manifesto “Grito pelo Brasil”, no qual propõe a construção de uma alternativa à atual divisão que domina o cenário político nacional.

Reguffe, que foi o deputado federal proporcionalmente mais votado do país em 2010, com 266.465 votos (18,95% dos votos válidos), e em 2104 elegeu-se senador pelo Distrito Federal com 826.576 votos (57,61% dos votos válidos), a maior votação da história do DF para o Senado em uma única eleição, superando inclusive a votação de Damares Alves em 2022, destacou a necessidade de superar a polarização que, segundo ele, tem prejudicado o país.

“Não existe partido perfeito, mas precisamos urgentemente criar uma alternativa para o país fora dessa polarização”, afirmou Reguffe. O ex-senador criticou a atual dinâmica política, na qual, segundo ele, “um lado só sabe falar mal do outro”, sem que haja espaço para discussões de projetos ou programas sérios para o futuro do Brasil, disse o ex-senador em entrevista ao Agenda Capital.

“Grito pelo Brasil”

No manifesto, Reguffe argumenta que a polarização política tem afastado irmãos, dividido famílias e impedido o desenvolvimento de um projeto nacional de longo prazo. “O Brasil vive uma polarização que vem fazendo mal ao país. Não se discute projetos nem um programa sério para o futuro do país. Um lado só sabe falar mal do outro”, escreveu.

Ele ressaltou que há uma parcela significativa da população que não se sente representada por nenhum dos lados da polarização. “Eles acham que o Brasil se resume a eles. Não conseguem compreender que existe uma parcela de brasileiros que simplesmente não se considera representada em nenhum desses dois lados. E essa parcela precisa se unir, com espírito público e patriotismo, e oferecer ao país uma alternativa”.

Trajetória política

José Antônio Reguffe, jornalista e economista, iniciou sua trajetória política no Distrito Federal. Após duas tentativas frustradas em 1998 e 2002, foi eleito deputado distrital em 2006 com 25.805 votos. Em 2010, alcançou destaque nacional ao ser eleito o deputado federal mais votado proporcionalmente no país, com 266.465 votos. Quatro anos depois, em 2014, foi eleito senador pelo Distrito Federal com uma votação histórica de 826.576 votos, consolidando-se como uma das principais figuras políticas da região.

Com sua filiação ao Solidariedade, Reguffe busca fortalecer sua proposta de uma alternativa política que supere a divisão atual e promova um projeto de desenvolvimento nacional com visão de longo prazo. Sua mensagem é clara: é hora de unir os brasileiros que não se identificam com os extremos e construir um caminho que priorize o interesse público e o futuro do país.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here