Certa vez um cidadão desembarcou num Estado distante e foi logo perguntando: “Tem governo nesse Estado?” Alguém respondeu imediatamente: “Tem sim! Claro que tem!” E o cidadão declarou: “Pois diga que eu sou contra”.

Alguns filósofos e intelectuais acham inteligente ser do contra. Muitos partidários também acham que ser do contra ganha adeptos e novos simpatizantes. Ser do contra a qualquer custo é bom ou ruim?

Alguém certa vez disse que ser oposição é a melhor coisa do mundo, porque você precisa apenas criticar e os incomodados que se defendam. Claro que não estou defendendo o direito universal das pessoas se manifestarem sobre alguma coisa que elas não concordam. Afinal, vivemos em uma nação livre e democrática, onde todos tem a liberdade de pensamento, expressa no Art. 5º da Constituição Federal.

Já dizia Millôr Fernandes, por mais violento que seja o argumento, por mais formulado, eu tenho sempre uma resposta que fecha a boca de qualquer um: “Vocês tem toda a razão”.

Quem atua em redes sociais já deve ter presenciado pessoas em discussões pelo simples prazer de ser do contra. Penso que não há nada errado em uma pessoa manifestar o seu ponto de vista, o erro é não aceitar opiniões diferentes, argumentos diferentes dos seus.

Alguns políticos adoram se posicionarem contra determinados assuntos quando tem seus interesses contrariados. Aí está o lado ruim de ser do contra a qualquer custo. Tantos projetos bons para a nação poderiam ser aprovados, porém, por interesse mesquinhos e escusos de alguns, acabam ficando engavetados em alguma comissão.

Quando alguém busca somente os seus próprios interesses, deixando de lado o coletivo, torna-se uma pessoa egoísta, que não possui nenhum propósito e está em busca apenas de notoriedade.

Temos visto políticos, que mesmo sendo de oposição, votam em projetos que irão trazer benefícios a população. Isso é bom e reflete a grandeza dessas pessoas que buscam em primeiro lugar, o interesse maior da população, independentemente se é de situação ou oposição.

Por último, se você defende uma postura diferente, vá em frente, e siga firme nesse propósito. Mas se todas as evidências demonstrarem que você está equivocado, então é melhor mudar. Pois, “não há mal nenhum em mudar de opinião, contanto que seja para melhor.” (Winston Churchill). O importante é buscar sempre um ponto de equilíbrio.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito este bom texto, diante da correria do dia a dia muitas vezes nos esquecemos que lidamos com seres humanos e pior do que não enxergarmos quando erramos e não ter a humildade de reconhecer que também estamos sujeitos a equívocos a todo instante porque somos falhos e pecadores, quando colocamos nossas vidas nas mãos do criador ele molda nosso caráter dai experimentamos uma atmosfera de alegria e paz em nossas vidas .
    Parabéns amigo Delmo por mais este espaço de informação que Deus o abençoe sempre…………

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here