Tomógrafo computadorizado com bomba injetora de constraste foi inaugurado nesta segunda-feira (22/05) no Hospital de Base do DF. Foto: Agenda Capital.

O equipamento de 64 canais foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado Júlio César, com recursos captados através da Assessoria de Relações Institucionais do IgesDF.

Por Delmo Menezes

Foi inaugurado nesta segunda-feira (22/05), o novo tomógrafo do Hospital de Base do DF, equipado com uma bomba de contraste. O equipamento de última geração fornecerá imagens com mais precisão e detalhes para rastreamento e diagnóstico precoce de doenças e lesões corpóreas, principalmente de vítimas de quedas, acidentes de trânsito e violência. A quantidade de exames passará de 5.000 para 8.500 por mês.

De acordo com o deputado e atual secretário de Esportes Júlio César (Republicanos), o novo tomógrafo vai ampliar o número de exames realizados no maior hospital do DF. “É com muita alegria que o nosso mandato contribui mais uma vez com a saúde pública da nossa população. Através de emenda parlamentar, o HBDF, contará a partir de hoje com um novo tomógrafo no Pronto Socorro, e com isso melhorar o atendimento a população do DF. Esse é mais um grande avanço para a saúde da nossa população. A saúde é uma das prioridades em nosso mandato”, disse.

Deputado federal Júlio César

O investimento do novo tomógrafo equipado com a Bomba Injetora de contraste foi de R$ 2.482.934,00. Com 64 canais, este modelo possibilita a realização de exames de contraste e exames cardíacos, o que aumenta a efetividade na realização dos atendimentos de cardiologia de alta complexidade e exames de tórax completo.

Segundo o presidente do IgesDF, Dr. Juracy Cavalcante, “o tomógrafo é um equipamento essencial para o Hospital de Base do DF, devido à sua importância no diagnóstico mais preciso e tratamento de várias condições médicas. Ele desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes. Essa conquista representa um marco significativo no avanço da tecnologia médica e na capacidade do hospital em fornecer diagnósticos precisos e tratamentos adequados aos pacientes”, pontuou o gestor.

Presidente do IgesDF, Dr. Juracy Cavalcante, deputado federal Júlio César e o Superintendente do HBDF, Dr. Bruno Sarmento. Foto: Agenda Capital.

Para o pleno funcionamento do equipamento, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) contratou mais oito técnicos. “A aquisição desse novo tomógrafo se fez necessária, visto que o aparelho de 2009 alocado no pronto socorro está ultrapassado e aquém da tecnologia atual, sobretudo na disponibilidade de novos recursos para a detecção de múltiplas patologias”, observa a enfermeira Elaine Araújo, especialista em diagnóstico e imagem e gerente de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HB.

Com o funcionamento desse tomógrafo de 64 canais, há uma melhoria na tomada de decisão assistencial frente a múltiplas patologias, condizentes com os atendimentos de média e alta complexidade, proporcionando mais segurança, qualidade e agilidade. Elaine ressaltou que o ganho com a nova aquisição não será apenas no número de exames realizados, mas na produtividade, levando em conta os tempos das etapas do exame, as alterações de rotina que eventualmente serão introduzidas e a qualidade de vários protocolos.

Dr. Bruno Sarmento, Dr. Rodrigo Conti, dr. Juracy Cavalcante, deputado Júlio César, Dra. emanuekla Ferraz e o Dr. Antomnio Carlos.

Para o Dr. Bruno Sarmento, Superintendente do Hospital de Base, a aquisição desse tomógrafo representa um investimento significativo por parte do Hospital de Base do DF na melhoria da qualidade do atendimento médico. “Com tecnologia de ponta, o equipamento reforça a posição do hospital como uma referência no diagnóstico e tratamento de doenças, oferecendo aos profissionais de saúde recursos avançados para cuidar dos pacientes”,ressaltou.

A inauguração do Tomógrafo é motivo de comemoração para toda a equipe do Hospital de Base do DF, bem como para a população da região. Essa conquista demonstra o compromisso da instituição em buscar constantemente o aprimoramento e a excelência no cuidado com a saúde da comunidade.

Tomógrafo de 64 canais

O Tomógrafo de 64 canais é um tipo de equipamento de imagem que utiliza a tecnologia de tomografia computadorizada (TC) para produzir imagens detalhadas do interior do corpo humano. Ele é capaz de capturar imagens de alta resolução em diferentes planos, permitindo uma visualização tridimensional dos órgãos, ossos, vasos sanguíneos e tecidos.

Uma das principais vantagens desse tomógrafo é a sua velocidade e eficiência. Com 64 canais de detecção, o equipamento é capaz de adquirir imagens em um tempo muito menor do que os tomógrafos convencionais, o que reduz a exposição dos pacientes à radiação. Além disso, a qualidade das imagens obtidas é superior, permitindo uma avaliação mais precisa das condições de saúde dos pacientes.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here